Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Definida a programação do 14º Cidade Revelada

Encontro irá reunir profissionais locais, nacionais, da Dinarmarca e da Colômbia
Data de inclusão: 07/11/2012 14:39

A 14ª edição do Cidade Revelada, Encontro sobre Patrimônio Histórico, Arquitetura, Turismo e Cultura já tem data e programação definidas. O evento acontece entre os dias 27 e 30 de novembro e conta com significativas mudanças. O encontro irá propor uma reflexão sobre a importância de preservar o patrimônio cultural por meio de inúmeras oficinas, palestras, conferências, mesas redondas e debates, todos ministrados gratuitamente por convidados locais, nacionais e internacionais.

Com a temática “Preservando o Futuro da Cidade”, o 14º Encontro tem como curador o arquiteto Dalmo Vieira Filho, que é Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Santa Catarina. “A nova roupagem foi proposta pela curadoria em parceria com a administração pública e tem como principal objetivo oxigenar a programação e assim dar subsídios para repensarmos a cidade que queremos para o futuro, para os nossos filhos e netos”, pontua o Superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins, Antonio Carlos Floriano.

Programação intensa
O Cidade Revelada contará com conferências ministradas por profissionais consagrados, como o antropólogo Roberto DaMatta, que falará sobre as revelações das cidades. A arquiteta Lin Christina Skaufel, que vem da Dinamarca, irá mostrar as experiências de diversas cidades no mundo sobre mobilidade e qualidade de vida urbana. Já a experiência de Bogotá (Colômbia), trazida pela Diretora de Cultura e Cidadania da cidade, Martha Lucía Bustos Gomez, será sobre um exemplo de como a cultura, o esporte e o lazer pode ser utilizado como ferramenta para a diminuição da violência e de crimes.

A programação também estará voltada para a própria cidade de Itajaí. Diversos palestrantes irão expor e debater projetos que estão sendo implantados na cidade, como a construção da Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí, os Parques Lineares do Itajaí Mirim, o Distrito de Inovação de Itajaí, a ampliação do Museu Histórico, a Itajaí Stop Over e o restauro da Casa da Cultura Dide Brandão.

Inscrições
Além das conferências e mesas redondas, haverá oficinas e também as comunicações científicas. Os interessados em fazer as oficinas e inscrever suas comunicações, poderão fazê-lo através do site da Fundação Genésio Miranda Lins (www.fgml.itajai.sc.gov.br). Todas as atividades serão realizadas na Casa da Cultura Dide Brandão e serão inteiramente gratuitas.

Confira a programação:

Dia 27 de Novembro – (terça-feira)
- 08h às 08h45 – Credenciamento
- 09h às 09h30 – Abertura do Evento - Prefeito Municipal de Itajaí Jandir Bellini
- 09h30 às 10h30– Conferência: Preservando o Futuro da Cidade - Dalmo Vieira Filho/SC
- 10h30 às 12h30 – Mesa: Itajaí, Histórias e Destinos - Edison d`Ávila/SC: A Cidade e o Rio; Marcelo Fett/SC: Distrito de Inovação de Itajaí e Amílcar Gazaniga/SC: Itajaí Stopover – Volvo Ocean Race.
- 17h às 19h30 – Mesa: Do Rio Vem Nossa Grandeza - Joaquim de Oliveira Neto/SC : Parque Linear Itajaí-Mirim; Cláudio Copello/SC: Navegando pela cidadania e Antônio Ayres dos Santos Jr./SC: Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí.
- 19h30 às 20h45 – Conferência: Mobilidade e Qualidade de Vida Urbana - Lin Christina Skaufel/Dinamarca

Dia 28 de Novembro – (quarta-feira)
09h às 12h – Oficinas
10h00 às 12h00 – Comunicações
14h00 às 16h00 – Mesa: Eventos na Cidade
Ely Diniz da Silva Filho/SC: Festival de Dança de Joinville.
Rosalba Lopes/MG: Instituto Inhotim de Arte Contemporânea e Jardim Botânico.
RosAne Martins Fernandes e Silvana Pitz /SC: Casa de Cultura Dide Brandão.
Agê Pinheiro/SC: Ampliação do Museu Histórico de Itajaí.
16h30 às 18h30 – Mesa: Arte na Cidade
José Augusto Amaro Capela – Zezão/SP: Grafite na Cidade.
Monica Picavêa/SP: Brasilândia.
19h30 às 20h30 – Conferência: As Revelações das Cidades
Roberto DaMatta/RJ

Dia 29 de Novembro – (quinta-feira)
- 09h às 12h00 – Oficinas - Arte Urbana e Grafite – Zezão/SP; Desenho Urbano – Marcelo Cabral/SC; Fotografia Urbana – Tarcísio Mattos/SC e Paisagem Urbana – Cyro Corrêa Lyra/RJ
- 10h às 12h00 - Comunicações
- 14h às 16h – Mesa: Instrumental – Patrimônio Histórico - George da Guia/RJ: Conceitos e Tecnologias dos Inventários Nacionais do IPHAN e Silvio Mendes Zancheti/PE: Patrimônio e Cidades no Brasil.
- 16h30 às 18h – Conferência: A Qualificação das Cidades Brasileiras - Leodegar da Cunha Tiscoski/DF
19h30 Conferência: Cultura e Desenvolvimento Urbano em Bogotá - Martha Lucía Bustos Gomez /Colômbia

Dia 30 de Novembro – (sexta-feira)
- 09h às 12h – Oficinas - Arte Urbana e Grafite – Zezão/SP; Desenho Urbano – Marcelo Cabral/SC; Fotografia Urbana – Tarcísio Mattos/SC e Paisagem Urbana – Cyro Corrêa Lyra/RJ.
- 14h00 às 17h – Apresentação dos Resultados das Oficinas
________________
Mais informações com Superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins, Antonio Carlos Floriano - (47) 9987-3006

Imagens relacionadas

Definida a programação do 14º Cidade Revelada
Definida a programação do 14º Cidade Revelada
Definida a programação do 14º Cidade Revelada
Definida a programação do 14º Cidade Revelada
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2019 - Município de Itajaí