Itajaí oficializa acordo para Cidade Empreendedora

Programa do Sebrae apresentará mais de 430 ações e 35 soluções para aprimorar o mercado ao pequeno e micro negócio
Data de inclusão: 22/09/2019 16:57

O Município de Itajaí integra oficialmente o Programa Cidade Empreendedora. O lançamento do projeto de 16 meses de duração ocorreu no Arena Sebrae, nesta sexta-feira (20), e reuniu autoridades e empresários no Centreventos Luiz Henrique da Silveira. O projeto capitaneado pelo Sebrae tem o objetivo de desenvolver soluções que incentivem o desenvolvimento econômico local com a implantação de 35 soluções e mais de 430 ações no município até 2020.

Durante o lançamento, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, ressaltou o alinhamento entre as propostas do Sebrae e o planejamento estratégico desenvolvido por Itajaí. “Com o Cidade Empreendedora nós vamos aperfeiçoar cada vez mais nossas ferramentas para que seja mais fácil e atrativo empreender em Itajaí. Com uma população que tem tudo para dobrar até 2040, é nítido que precisamos traçar estratégias para nos desenvolver economicamente e, agora, o Sebrae é nosso parceiro nesse desafio”, avaliou.

Com o Cidade Empreendedora, Itajaí contará com soluções para auxiliar os empreendedores locais com informações, legislação e consultorias, além de facilitar processos de abertura de empresas com a desburocratização. O município contará também com projetos de educação empreendedora, com ações como o Crescendo e Empreendendo e o Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que incentiva os jovens na prática do empreendedorismo nas escolas e entidades parceiras do Município.

Para o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, a parceria com o Sebrae ajudará no desenvolvimento integral do município. “Essa parceria é fundamental para que possamos somar esforços e trabalhar um plano de desenvolvimento econômico da nossa cidade. Com o nosso planejamento estratégico e as ações propostas pelo Sebrae, faremos de Itajaí um exemplo de empreendedorismo, desde a retirada de empresários da informalidade até simplificar e desburocratizar processos na abertura de novos negócios no município”, destacou Morastoni.

O programa do Sebrae também apresentará alternativas para as compras governamentais buscarem alternativas de incentivo ao microempreendedor e do pequeno empresário local. Os planos de Gestão Municipal e de Desenvolvimento Econômico se integrarão ao Planejamento Estratégico do Município de Itajaí para apontar as prioridades e estratégias de desenvolvimento.

De acordo com o Gerente do Sebrae da Foz, Sérgio Fernandes Cardoso, o programa construiu para Itajaí atividades que propiciam o desenvolvimento dos pequenos negócios. “O município de Itajaí é uma das cidades que mais cresce, tendo o segundo maior PIB do estado e possui um ambiente favorável para o crescimento dos pequenos negócios, por isso não poderia estar de fora deste programa que traz diversas soluções que ajudarão a desenvolver a economia local”, finalizou.

Itajaí oficializa acordo para Cidade Empreendedora