Programação do Dia Internacional contra a Discriminação Racial começa nesta quinta-feira

SERIT realiza palestras para discutir crimes raciais
Data de inclusão: 19/03/2014 16:59

Nesta sexta – feira (21) é celebrado o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. Para marcar a data, a Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas, em parceria com o Movimento Negro e a Secretaria de Educação realiza um palestras com o tema "Racismo e Discriminação Racial". Nesta quinta e sexta-feira (20 e 21) as palestras serão realizadas em 14 unidades de ensino. No sábado (22), às 16h, o Movimento Social Negro realiza encontro na Sociedade Sebastião Lucas sobre Crimes Raciais. E, para encerrar a programação, na terça-feira (25), às 14h, será realizado o Fórum Regional de Educação e Diversidade Étnicorracial, na AMFRI.

Nesta quinta-feira serão realizadas palestras no CEDIN Lucy Canziani, das 13h30 às 14h30; no CEDIN Emílio Gonzaga Júnior das 16h30 às 17h20; na E.B Gaspar da Costa Moraes das 20h às 21h; e para o grupo do EJA da E.B Aníbal César das 19h às 21h.

Na sexta-feira (22) as palestras ocorrem no CEDIN Jacy Dias Ramos (manhã e tarde); para o grupo do EJA do Centro Educacional de Cordeiros (noite); CEDIN Napoleão de Souza (manhã e tarde); CEDIN Dilzelena Marcia Teixeira (manhã e tarde); grupo do EJA do Centro Educacional Pedro Rizzi (noite); CEDIN Angela Dalçóquio de Souza das 10h às 11h30; grupo do EJA da E.B João Duarte (noite); E.B Professora Bezerra de Atayde das 19h30 às 21h30; e no CEDIN Verde Vale das 9h às 10h e das 15h30 às 16h30.

No sábado (22), o Movimento Social Negro da Cidade realizará uma palestra com a Prof. Maria de Assis Strasseiro, que irá falar sobre crimes raciais. O encontro vai acontecer às 16h, na Sociedade Cultural e Beneficente Sebastião Lucas , na Rua Alfredo Trompowisk 517 – Vila Operária.

Já na terça-feira (25), às 14h, encerra o ciclo de atividades com o Fórum Regional de Educação e Diversidade Étnicorracial, que irá acontecer na sede na AMFRI. A palestra será ministrada pela Juíza de Direito da 1ª Vara Criminal de Itajaí Sônia Maria Mazzeto Moroso Ternes, que também atua como madrinha da ONG Estrela de Isabel. Além disso, terá a participação da Coordenadora de Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial – (COPPIR), de Florianópolis, Flávia Helena de Lima.

Dia Internacional contra a Discriminação Racial

No dia 21 de março de 1960, aconteceu o massacre de Shaperville, um bairro situado na cidade Joanesburgo, na África do Sul, onde 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam passar. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre uma multidão, deixando muitas pessoas mortas e feridas. Em memória a essa tragédia é que a data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas – ONU.

Informações Adicionais:

Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas (SERIT)

(47) 3341-6052