Hoje tem palestra para profissionais da Secretaria de Saúde
Data de inclusão: 09/10/2013 09:04

O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. No Brasil, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que a doença será responsável por 52.680 novos casos até o fim do ano.  A programação elaborada pela Secretaria de Saúde segue até o fim do mês.

Para esta quarta (09) e quinta-feira (10), estão programadas palestras sobre promoção e prevenção do câncer de mama e de colo uterino. Os encontros ocorrem no Auditório da Prefeitura, das 13h30 às 17h30 e são voltados para Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem e comunidade em geral.

A palestrante Zulmira Pezzini Paes, enfermeira responsável pelo Programa Saúde da Mulher, explica que o objetivo da capacitação é orientar os profissionais que atuam diretamente com a comunidade.

“Munidos de conhecimento e informação, nossos profissionais tem a possibilidade de abordar as mulheres e orientá-las a fazer os exames preventivos que são ofertados gratuitamente pela Rede Municipal de Saúde”, informa.

Confira a programação do Outubro Rosa:

10/10 – PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA E DE COLO UTERINO

Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem, comunidade em geral

Local: Auditório da Prefeitura

Palestrante: Zulmira Pezzini Paes

18/10 – PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Público alvo: Profissionais de saúde de nível superior – Médicos, Enfermeiros, Psicólogos e demais profissionais;

Palestrante: Dr. Jorge Rebello

Local: Auditório da Prefeitura

Atividades das Unidades de Saúde

UBS Praia Brava

Encontro Cultural toda quinta-feira com temas já estabelecidos para o mês

10/10 – Autoexame de mamas

17/10 – DST (herpes, sífilis, HIV, HPV e Hepatite B)

24/10 - Violência contra mulher

UBS Rio bonito

Decoração da unidade com balões rosa, panfletagem na entrada unidade pelos agentes comunitários de saúde. Informações sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

UBS Canhanduba

Painel com o tema “QUEM AMA SE CUIDA” e fotos das mulheres da canhanduba, entrega de cartão parabenizando as mulheres que estão com os exames em dia.

04/10 às 14h30 - roda de conversa sobre câncer  de mama e colo de útero.

UBS Bambuzal

Decoração da UBS com balões e cartazes. Ação educativa na sala de espera sobre a importância do autoexame da mama e a mamografia.

UBS Promorar

Dia 10/10 - no período matutino na praça ao lado da unidade atividade educativa para as mulheres sobre a importância do autoexame das mamas e a mamografia.

UBS Murta

Decoração da unidade com montagem de um mural informativo, entrega de folder sobre prevenção do câncer de mama e orientações; entrega da fita com o símbolo da campanha.

UBS Limoeiro

Dia 16/10 – roda de conversa com as mulheres de nossa comunidade para debater sobre a prevenção do câncer de mama e câncer de colo uterino.

UBS Imaruí

Dia 18/10 e 25/10 – orientações sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero, entrega de folders.

UBS Salseiros

31/10 - Período matutino - orientações sobre câncer de mama e colo uterino para as mulheres que comparecerem à unidade. No período vespertino orientações para as gestantes. Entrega de folders sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero

UBS Votorantim

Decoração da unidade voltada para o outubro rosa. Corrente de motivação, ou seja, cada mulher que realiza irá encaminhar/motivar outra através de uma fita cor de rosa. Caminhada nas principais avenidas do Votorantim.

UBS Fazenda

Decoração da unidade com balões rosa, distribuição de folders sobre a prevenção do câncer de mama e colo uterino.

UBS Cidade Nova II

Atividades educativas em sala de espera programada para todo o mês de outubro. Oferta de exame de preventivo, exame clínico das mamas, solicitação de mamografia.