Vistoria de vans escolares começa na segunda-feira

Vistoria será realizada inclusive no feriado
Data de inclusão: 31/01/2013 15:34

De 04 a 15 de fevereiro os proprietários de vans de transporte escolar terão que realizar a vistoria para o primeiro semestre de 2013. O serviço será realizado das 14h às 18h na Codetran, localizada na Rua Blumenau nº 1500. “Iremos vistoriar as vans inclusive nos dias 11 e 12, ponto facultativo e feriado de Carnaval, para que o ano letivo inicie com todas as vans regulares”, fala o Coordenador de Trânsito de Itajaí.

A vistoria das vans de transporte escolar é obrigatória e atende o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). São analisados itens importantes de segurança como faixas laterais e traseiras amarelas e a indicação “Escolar”; tacógrafo; extintor de incêndio; freios; cintos de segurança; pneus; higiene e segurança do veículo em relação a vidros, portas e bancos. Toda van que transporta menores de 12 anos de idade deve ter um monitor maior de idade e com registro na Secretaria de Urbanismo. Além do alvará, o motorista do veículo precisa ter habilitação na categoria “D” e curso de condutor de transporte escolar, com credencial expedida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Somente as vans que possuem o selo de autorização podem realizar o transporte escolar. Caso o veículo não realize a vistoria a Codetran pode suspender ou até cassar a autorização, dependendo da gravidade. A vistoria é realizada duas vezes ao ano, no início de cada semestre.

Mais informações:
Codetran: 3249-5800