Segurança Pública

Criado Gabinete de Gestão Integrada Municipal
Data de inclusão: 21/12/2012 16:09

Reunião realizada na manhã de quinta-feira (20), na Secretaria Municipal de Segurança do Cidadão, serviu para marcar a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Este Gabinete é uma condicionante para a cidade se credenciar no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).

Com isto, Itajaí estará habilitada para editais de recursos federais nas áreas de prevenção e combate à violência. Na ocasião foi indicado um representa do GGIM para compor o Gabinete de Gestão Integrada Regional (GGIR).

Os GGIMs são colegiados de gestão integrada do sistema de segurança pública e defesa social que têm como pressuposto a prevenção. O GGIM acolhe um novo modelo de gestão integrada da segurança, que altera, de maneira paradigmática, a forma de o Estado enfrentar a violência e a criminalidade.

Segundo esse modelo, o Estado deixa de intervir apenas de forma criminalizadora – atuando, na maioria das vezes, após o cometimento do delito – e passa também a agir preventivamente, por meio de ações sociais, evitando que esse delito venha a ocorrer.

Estiveram presentes representantes da segurança pública das esferas Federal, Estadual e Municipal, além da Câmara de Vereadores, Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP), ACII e CONSEG.

----------------------
Mais informações: