COOPERFOZ recebe equipamentos nesta sexta

Entrega acontece às 17 horas
Data de inclusão: 09/03/2012 09:49

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEDEER) recebe nesta sexta-feira (09) novos equipamentos de trabalho que serão utilizados pela Cooperativa de Coletores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (COOPERFOZ). Os novos equipamentos são um caminhão com carroceria tipo papeleira, uma prensa e uma empilhadeira. A cerimônia de entrega às 17 horas, na sede da COOPERFOZ, localizada na Rua Arnoldo Lopes Gonzaga, nº 96, no Imaruí. Devem participar do evento o Presidente Nacional e o Superintendente Estadual da FUNASA e Prefeito de Itajaí, entre outras autoridades.

A aquisição dos novos equipamentos é fruto de um projeto apresentado pela SEDEER em conjunto com a UNIVALI e aprovado pela Fundação Nacional de Saúde. A FUNASA selecionou projetos de associações ou cooperativas sem fins lucrativos, voltadas diretamente às atividades de coleta e processamento de material reciclável, até o valor máximo de R$ 200 mil. Itajaí foi contemplada com R$ 200 mil, destinados à compra de um caminhão, uma carroceria tipo papeleira, uma prensa e uma empilhadeira, que vão auxiliar na agilização dos trabalhos desenvolvidos na cooperativa.

O que é a COOPERFOZ?
A COOPERFOZ é uma cooperativa de coletores de material recicláveis fundada em 2001, com o propósito de tirar os coletores de reciclados da rua, gerando emprego e renda, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e sustentabilidade do meio ambiente. Hoje tem 50 cooperados, a maioria mulheres.

Recebe diariamente, todo material da coleta seletiva do município, através da concessionária Engepasa Ambiental Ltda. Na cooperativa o material é separado, prensado, enfardado e vendido. A coleta das empresas e dos condomínios é realizada com caminhão próprio. Os roteiros são feitos mediante solicitação ou data pré-agendada com os doadores.

De acordo com dados da SEDEER, a população de Itajaí produz mais de quatro mil toneladas de lixo por mês. Para amenizar os impactos ambientais causados por estes resíduos, a Prefeitura implantou a coleta seletiva. O morador que separar o lixo orgânico do lixo reciclável e assinar um termo de adesão fica isento da taxa de limpeza urbana. Uma vez por semana, o caminhão da Coleta Seletiva passa em todas as ruas da cidade para efetuar o recolhimento do material. Em 2008, eram coletadas em média 130 toneladas por mês. Em 2009 a coleta seletiva atingiu a marca de 200 toneladas mensais. E em 2010, dados da FAMAI apontam que este número dobrou para 400 toneladas por mês.

COOPERFOZ recebe equipamentos nesta sexta